A Semana de Sensibilização para o Tinido é um evento anual mundial que decorre de 6 a 12 de Fevereiro. Esta ação tem a intenção de promover a discussão e a consciência sobre o tinido, um problema a que a comunidade de músicos está especialmente sujeita.
Tinido, Acufeno, Zumbido, Tinnitus
O tinido pode variar bastante entre indivíduos, por isso, podem-se encontrar diferentes tipos, os quais variam consideravelmente entre si. Algumas pessoas descrevem os sintomas como um assobio de alta frequência, enquanto outras, ouvem um ruído semelhante a um zumbido ou semelhante ao som de algo a fritar. No entanto, há quem descreva o tinido como batidas semelhantes ao do ritmo do coração, conhecido como zumbido pulsátil.
Causas de Tinido
A mais comum é a exposição a ruídos de alta intensidade durante períodos prolongados, e por isso não é de estranhar que os músicos estejam particularmente vulneráveis a contrair este problema auditivo.
Consequências de Tinido
As principais consequências são os efeitos colaterais, que se podem manifestar como problemas psicológicos, físicos e sociais, tais como stress, fadiga, problemas emocionais ou depressão.
Cura para Tinido
Não existe nenhuma cura comprovada cientificamente. Existem sim, estratégias para lidar com este problema, mas a prevenção será sempre a melhor ferramenta para combater esta enfermidade.
Tinido e perda auditiva
Muitas pessoas que sofrem de tinido podem sofrer também de perda auditiva. Assim sendo, é importante estar atento aos sintomas e definir uma estratégia de prevenção, de forma a reduzir as possibilidades de contrair este problema.
Prevenção para músicos
Passa por evitar a exposição a ruídos altos se possível, ou pelo menos reduzir o volume e pressão sonora a que se está exposto. É fácil esquecer a proteção auditiva, mas além do tinido, a perda de audição é um problema muito sério para o futuro e com consequência bastante desagradáveis.
A nossa marca Alpine Hearing Protection, dispõe de uma inovadora gama de produtos pensada especificamente para músicos, que respeita as necessidades acústicas enquanto protege a saúde auditiva.
Por isso, faz um favor a ti próprio e se ainda não o fazes, protege a tua audição para poderes continuar a fazer a tua música que tanto gostas por muitos e muitos anos sem complicações.
Podes partilhar a tua história no nosso Facebook ou Twitter com a ashtag #taw2017.