Teste Alpine MusicSafe Pro por Rui Bandeira

A proteção auditiva é cada vez mais um tema presente na vida de muitas pessoas e não têm necessariamente de ser músicos.

A exposição a níveis de som perigosos para a audição, pode ocorrer quando somos espectadores ou trabalhamos junto a fontes sonoras de alto volume, como é o caso de fotógrafos de concertos.

E é assim que o fotógrafo Rui Bandeira nos deixa um teste aos tampões MusicSafe Pro da nossa marca Alpine e um relato completo da sua experiência como ouvinte.

Quando fotografo concertos, geralmente sou “bombardeado” por um nível de decibéis muito acima do aconselhável. Como os fotógrafos ficam na frente do palco, no PIT, onde temos que partilhar o espaço com algumas das colunas de graves do equipamento sonoro, estou sujeito a níveis de ruido que a curto/médio prazo (ou longo prazo me) pode-me, e vai certamente, provocar problemas auditivos irreversíveis.

Para me proteger, desde cedo comecei a levar comigo tampões de ouvidos, contudo nunca me senti confortável com nenhum dos que encontrei. Ou porque não eram confortáveis, ou porque destruíam o som, ou porque não sentia que me protegiam o suficiente e por muitos outros motivos.
Acabei por utilizar então, os tampões que se compram nas Farmácias, em gel. Já que nunca encontrei nenhum capaz de me deixar satisfeito, acabei por utilizar os mais baratos que encontrei.

Claro que isso nunca foi a melhor opção, primeiro porque a protecção nunca foi a ideal e depois porque esse tipo de tampões destruía completamente a qualidade do som. Obviamente que quando vou fotografar um concerto, vou para trabalhar e não para me divertir, mas para mim é importante ouvir a música para que a música inspire o meu trabalho.

Continuar a ler em Rui Bandeira Fotografia + Info Alpine Hearing Protection

Relacionado

Passa a palavra e partilha esta notícia!